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Você sabe como prospectar cliente na Energia Solar?

Quando se está iniciando um negócio no ramo de Energia Solar nem sempre é fácil encontrar potenciais clientes.

É por isso que é importante você saber Como Prospectar Clientes Hiperqualificados para faturar muito alto.

Entendendo seu propósito

Antes mesmo que de começar a prospectar, existem alguns detalhes que você tem que acertar no seu negócio com o setor solar.

O primeiro é que é necessário entender o propósito do que você está vendendo ou executando. 
Esse passo pode parecer simples ou até desnecessário, mas muitas empresas perdem muito mercado porque não possuem uma finalidade definida. 
Ou até pensam que vender é apenas para se ter um resultado financeiro. Mas essa ideia é completamente errada. 

Veja, quando há um propósito para aquilo, tudo faz mais sentido e as coisas ficam muito mais fáceis de serem resolvidas e desenvolvidas. 

Por exemplo, na Energia Solar, é essencial que você defina que tipo de negócio você vai ofertar, se vai ser, por exemplo, integrador, empreendedor ou distribuidor.
Isso é importante para mostrar a marca do negócio, de forma que ele seja lembrado por aquele alvo e objetivo.

Lembro também que quando você escolhe um propósito, acaba por direcionar a um certo público-alvo.

Se quem você prospectar não souber direito o que você representa no mercado ou qual sua intenção de venda, ficará bastante na dúvida de fechar as vendas.

Lembro que vender é entregar uma transformação ao seu cliente, é ver mudar a vida do mesmo, realizar um sonho e uma expectativa que ele possui. 

Assim, como primeiro passo entenda por definitivo e determine as visões e missões que o seu negócio tem para a sociedade e para si mesmo.
Não deixe de dar esse passo, pois sem objetivos, será muito mais difícil a prospecção de clientes hiperqualificados. 

Sobre Mercado Horizontal e Vertical 

Depois de determinar os seus propósitos, o próximo passo é você conhecer seu mercado horizontal e vertical.
Veja que um passo depende do outro, se o que você vende não tem um objetivo, não se consolidará no mercado.

O mercado horizontal é a sua área geográfica, é a sua área de atuação. Já o mercado vertical é como se fosse uma segmentação.

Por exemplo, o mercado vertical seria o ramo da Energia Solar, algo mais específico, e um mercado horizontal, bem mais amplo, poderia ser aquele com todas as Energias Renováveis. 

É muito importante que o conceito de verticalização fique claro para você, pois quando você verticaliza você começar a ter poder de comunicação.

Caso você queira atender diversos tipos de ramos ao mesmo tempo, sem ter esse domínio, sua comunicação não será assertiva.

Isso porque cada cliente possui uma dor diferente e para que você consiga prospectar um, é preciso que seja específico e saiba abordar aquele tipo de mercado, ou seja, verticalizando. 

Portanto, não se esqueça de definir todos esses mercados, estude e pesquise sobre dados do setor que você quer atuar e prospectar, que com certeza irá rumar a um maior faturamento.

O Perfil de Cliente Ideal e a Persona 

A partir do momento que você já tem em mente qual mercado quer vender e como verticalizar, é o momento de segmentar mais ainda essa sua vertical.

Encontrar o Perfil de Cliente Ideal é fazer justamente essa segmentação. Pois assim conseguirá fazer um funil de venda mais elaborado.

Com isso, será possível encontrar um nicho mais interessante para prospectar clientes com mais sabedoria e com um discurso mais afiado.

Já a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, é a pessoa que você vai buscar prospectar. 

E como descobrir qual persona é a do seu negócio solar?

A melhor forma é olhar para dentro do que já foi executado. Por exemplo, estudar as vendas que você já fechou e analisar todos os perfis, as dores, qual mercado vertical. 

É verificando quais são as dores e barreiras daquele cliente antes da venda que você vai conseguir definir sua persona. 

Isso é muito isso é importante para comunicação. A partir do momento que você desenvolve uma empatia pela dor, isso mostra que você tem um propósito bem definido e que entregar algo de valor. 

Lembre que realizar prospecção é um ato de ajudar. Em geral, os consumidores querem resolver problemas.

Logo, se a sua comunicação for de encontro a dor do seu lead você tem muita chance de realizar uma conexão, uma prospecção e começar um trabalho de vendas.

Tudo isso vai levar ao negócio ao seu faturamento, pois quando você prospecta entendendo o motivo, é provável que se consolide cada vez mais no mercado.

Buscando o Seu Lead

Agora que você já definiu sua persona e qual a verticalização do seu negócio, surge a pergunta: onde encontrar os leads para prospectar?

Atualmente, por conta da evolução das ferramentas virtuais, não se faz mais tão necessário buscar um lead de “porta em porta”, exceto para alguns casos.

Mas, de fato, existem diversas ferramentas que você pode utilizar para te levar até essas pessoas. 

O Linkedin, por exemplo, é a maior rede social corporativa do mundo. Se você não conhece, já deve fazer uma conta lá. 

Pois, quem está no Linkedin, de certa forma, está propenso a fazer negócios, parcerias, projetos e compartilhar ideias e soluções. 

Entretanto, não só buscar perfis quaisquer que você irá está prospectando. Antes mesmo de utilizar uma ferramenta como essa, o perfil da persona deve está bem desenhado. 

Sem esquecer, que a descrição desses leads deve ser voltado para vendas. Pois assim, evitará buscas por pessoas que não tenham de fato nenhum interesse no que você quer vender. 

Com isso, você conseguirá construir uma lista interessante de prospects e poderá se conectar a eles para apresentar o seu negócio. 

Essa conexão é essencial, pois ela é a revolução comercial. É a partir dela que o processo de vendas vai acontecer.

Assim, você tem que buscar formar esses vínculos, para que seu lead fique cada vez mais familiarizado com sua presença e se sinta mais confiante para se tornar um cliente. 

Lembro que esses contatos são importantes pelas redes sociais, mas também são necessários na “vida real”.

Logo, participe de cursos, eventos, palestras, desenvolva networking com outras empresas, e negócios do ramo. Pois em cada momento é possível você encontrar possíveis clientes hiperqualificados, show né?

Mostrando que seu Produto é Referência
Muitos vendedores pensam que a conexão é o último passo para conseguir começar a vender e faturar.

Mas essa ideia é equivoca. Pensa só, você trabalhou toda a sua persona, buscou ela nas ferramentas e fez a conexão, até aí tudo bem, mas e como ela vai saber que você é o que ela procura para resolver os problemas?

É por isso que é super importante que você produza conteúdo. É ele que vai gerar a autoridade que você tem sobre aquele assunto. 

Você tem que mostrar ao seu lead que você é capaz de fato de resolver as dores que porventura ele tem.

É por isso que as redes sociais do seu negócio, atualmente, representam a marca da sua empresa. 

Com elas é construído uma identidade que vai se consolidar no mercado. 

Logo, depois que seu lead se conecta a você, ele vai buscar conteúdos que possam chamar atenção dele para as barreiras que ele tem em mente. 

Por exemplo, no setor de Energia Solar muitos não sabem sobre limpeza de painéis solares, logo se seu prospect deseja saber sobre, produza conteúdos relacionado a isso. 

Dessa forma, ele vai se engajar cada vez mais ao valores e objetivos da empresa, tendo a maior possibilidade de fechar a venda. Incrível não?

Como fazer a Prospecção?
Por fim, depois de todos os passos até aqui realizados para a prospecção é essencial que você monte um fluxo dos 7 ações para entrar em contato com o lead.

Por exemplo, uma sequência interessante seria: Linkendin, email, ligação, whatsapp, email, ligação e email. 

Isso representa 7 formas sequenciadas para você tentar falar com esse lead e atrair ele para seu negócio e comprar seu produto.

É nesse momento que a segmentação que você fez lá no início vai te ajudar na conexão com esse lead, pois o seu discurso será mais assertivo e bem elaborado específico para ele. 

E se depois das 7 tentativas não for mais possível, é o momento de partir para outros contatos que possam vir a ser clientes.

Todas etapas comentadas até aqui são extremamente importantes para você colocar em prática, elas irão te encaminhar para a prospecção mais definida e que vai te trazer resultados no seus negócios de Energia Solar. 

Fonte: Instituto Solar